MP Inclusivo reuniu associados para debater as diversas áreas da vida

Evento foi dividido em dois momentos
21 de novembro de 2017 >

Na última sexta-feira, 17 de novembro, a APMP, em parceria com o Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos dos Idosos - MPPR realizou o evento “MP Inclusivo: atualidades e desafios na defesa dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência”.

Durante a manhã da sexta-feira, o MP Inclusivo foi realizado no Auditório do MPPR e contou com palestras e debates a respeito da Lei Brasileira de Inclusão, o novo processo de curatela, o panorama normativo e as diretrizes na fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

E no período da tarde, o evento, realizado na sede da APMP, continuou com palestras para aposentados e pensionistas da instituição.

Na abertura do evento, o presidente da APMP, Cláudio Franco Felix, deu as boas-vindas aos convidados e parabenizou o trabalho realizado pela Diretoria de Aposentados e Pensionistas da APMP. Cláudio falou da importância fundamental da parceria entre a Associação e o Ministério Público em benefício dos associados aposentados e pensionistas, pois foram eles que ajudaram a fortalecer a instituição e torná-la o que é hoje.

Ainda na abertura, Melissa Cachoni Rodrigues, promotora de Justiça do CAOP Idoso e Pessoa com Deficiência e membro da Diretoria dos Aposentados e Pensionistas da APMP, agradeceu a presença de todos e estimou aos associados um evento gratificante e enriquecedor. E, aproveitando as boas-vindas, Rosana Beraldi Bevervanço, procuradora de Justiça e coordenadora do CAOP Idoso e Pessoa com Deficiência, falou da importância do cuidado aos idosos e da fiscalização de todas as instituições que cuidam de idosos no Paraná.

A primeira palestrante da tarde, a médica geriatra Maria Victória Rafart de Seras, trouxe o tema “Envelhecer em tempos modernos: qualidade de vida, saúde e bem-estar da pessoa idosa”, onde tratou da beleza da terceira idade e de todos os benefícios trazidos pela vivência e experiência dos que já atingiram esta etapa. A médica falou da importância dos cuidados nesta etapa da vida para que seja prazerosa e bem aproveitada.

Após a palestra, Carolina Izar Moro, assessora jurídica, e Paulo Cesar Muller, assistente, ambos do CEAF - Divisão de Estágios e de Serviço Voluntário do MPPR convidaram todos os presentes no evento a participarem do serviço voluntário para realizar atividades do MPPR.

Na sequência, José Pio Martins, Reitor da Universidade Positivo, falou sobre o tema “Planejamento e organização financeira na aposentadoria”, no qual comentou qual a melhor forma de cuidar da aposentadoria, uma das indicações do professor é fazer um plano de previdência complementar. A palestra contou com o debatedor Murilo Cezar Soares e Silva, promotor de justiça da Subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SUBPLAN).

E, para finalizar o evento, Angélica Vieira Varejão, terapeuta ocupacional, realizou uma oficina de Memória Ativa com os associados. A oficina teve como tema a “Memória Trabalho” (memória do dia a dia), que trata das ações corriqueiras e informações úteis para organização diária. Os associados fizeram atividades para melhorar a memória, para relaxar e para deixar a ansiedade do cotidiano de lado.

Confira aqui as fotos.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.