Nota de Falecimento

Miriam de Freitas Santos
2 de dezembro de 2022 > Gerais

É com profundo pesar que a APMP comunica o falecimento da associada Miriam de Freitas Santos, procuradora de Justiça de Curitiba, aos 65 anos. 

O velório será realizado a partir das 7h deste sábado, 3/12, na Capela 5 do Cemitério Parque Iguaçu, localizado na Rua Nicolau José Gravina, 292, em Curitiba. O sepultamento será às 17h, no mesmo local. 

No ano de 2020, a APMP e a Diretoria de Mulheres Associadas homenagearam a procuradora de Justiça, que foi Mulher Destaque do mês de novembro (leia a matéria completa aqui). A procuradora de Justiça foi coordenadora institucional do pioneiro Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) do MPPR, além de ter completado 41 anos de carreira neste ano de 2022. 
 
Natural de Arapongas/PR, Miriam formou-se em Direito, em 1981, pela Universidade Católica do Paraná, atual Pontifícia Universidade Católica (PUC). No decorrer da carreira, atuou nas comarcas de Telêmaco Borba, Cândido de Abreu, Jaguariaíva, Piraquara, Ponta Grossa e Curitiba. Em toda sua trajetória no MPPR, exerceu por mais tempo suas atribuições na área criminal, passando por Promotorias Criminais e pela Coordenadoria de Recursos Criminais. Em 2002, foi nomeada para o cargo de Procuradora de Justiça. 
 
A associada realizou uma atuação brilhante no Ministério Público Araucariano, em especial pela atuação na área criminal, pelo primor técnico jurídico dispensado em toda sua carreira e por tratar com seriedade e muito zelo as questões étnico-raciais, para o combate do racismo, tanto na Instituição quanto na sociedade. “O nosso Sistema de Justiça precisa ser sensibilizado para tratar com questões raciais. O ser humano é complexo e ser Juiz ou Promotor não significa que vai lutar contra o racismo”. Declarou Miriam na matéria em que foi homenageada como Mulher Destaque. 

Ao registrarmos nossas sinceras condolências, manifestamos nosso apoio e solidariedade aos familiares e aos amigos.   

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.