Nova Diretoria da APMP tomou posse

Solenidade de Posse reuniu associados
4 de agosto de 2015 > Diretoria

Tomou posse na última sexta-feira (31) a nova diretoria da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). A cerimônia foi realizada no auditório da Sede Administrativa, em Curitiba, e reuniu centenas de pessoas que celebraram a integração vivenciada na entidade de classe.

A equipe que tomou posse e estará à frente da APMP no biênio 2015/2017 é composta por Cláudio Franco Felix, Presidente; Cláudio Rubino Zuan Esteves, 1º Vice-Presidente; Luiz Celso de Medeiros, 2º Vice-Presidente; Tiago Lisboa Mendonça, 1º Secretário; Pedro Ivo Andrade, 2º Secretário; Márcio Teixeira dos Santos, 1º Tesoureiro; Adauto Salvador Reis Facco, 2º Tesoureiro; Francisco Zanicotti, Diretor de Patrimônio; Luiz Chemim Guimarães, Orador; Julio Ribeiro de Campos Neto, Vitor Hugo Nicastro Honesko e Bruno Vagaes, membros titulares do Conselho Fiscal; e Silvio Couto NetoSérgio Roberto Martins e Cibelle Maria Scopel, membros suplentes do Conselho Fiscal.

Francisco Zanicotti iniciou a solenidade com um discurso de agradecimento pelos dois anos que se passaram. O ex-presidente entregou para alguns convidados presentes exemplares do livro “Pão Diário”, como forma de agradecer a todos pelo companheirismo a ele ofertado durante o período que esteve na presidência da APMP - biênio 2013/2015. O primeiro livro, Zanicotti entregou à presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, representando todo o MP nacional; o segundo, ao Procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, representando os associados, membros ativos, aposentados e pensionistas, pela confiança creditada a ele; o terceiro foi entregue à colaboradora Silvana, representando todos os funcionários da Associação; e o último, entregue a seu filho mais velho, Gabriel Zanicotti, foi um agradecimento pessoal e especial, em gratidão pelo apoio e companheirismo de sua família. Emocionado, Francisco pediu “que me perdoem pelos meus erros, debitem, por favor, todos em minha conta, se tive algum acerto pessoal, creditem a Cristo, Jesus”. Finalizou desejando sucesso ao seu colega e fazendo votos que a integração dê ainda muitos frutos “Espero que esta semente da integração, que já germinou e dá seus primeiros frutos, torne-se uma árvore frondosa que abrigue e dê sombra a gerações futuras, de um país melhor”.

Gilberto Giacoia, Procurador-Geral de Justiça do MPPR, agradeceu a todos que lutam pela construção de uma sociedade mais justa e assim nomeou os associados Luiz Chemim Guimarães, Milton Riquelme de Macedo, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Ex-Procuradores-Gerais do MPPR. Giacoia, diante das lideranças do MP Nacional que prestigiaram a solenidade, dirigiu a Francisco palavras de agradecimento e reconhecimento. Considerou a gestão que se findou como realizadora, mas sobretudo respeitosa, pois para Giacoia existiu uma correta convivência, com a soma do espaço associativo e o institucional, possibilitando assim que APMP e MP avançassem rumo ao horizonte dos sonhos: da defesa intransigente das prerrogativas e do fortalecimento do poder constitucional do Ministério Público. Concluiu dirigindo palavras ao presidente recém-empossado “espero sinceramente que os laços se estreitem ainda mais, tendo a certeza que juntos continuaremos a construir, com orgulho a história de um pujante MP, desbravador, sensível aos movimentos, necessidades e anseios da sociedade brasileira”.

A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, inaugurou seu discurso citando Clarice Lispector “Eu sou aquela pessoa que acredita no bem, que vive no bem e que anseia o bem” e logo em seguida afirmou “O Ministério Público é uma instituição do bem”. Enalteceu o trabalho de Francisco Zanicotti “pela forma correta de vigília e luta diária, pela garantia dos direitos e prerrogativas dos membros do MP Paranaense, liderando a entidade com brilho e competência.” Norma ainda creditou a Zanicotti a união da classe, o engrandecimento da APMP e prestou a ele uma homenagem em forma de “Moção de Reconhecimento”, entregando uma placa pela profícua gestão desenvolvida como presidente da Associação, durante a gestão 2013/2015.

Neste dia solene, Norma afirmou que a CONAMP sente-se feliz em homenagear a nova diretoria, na pessoa do presidente Cláudio Franco Felix, que liderará membros do Parquet paranaense. Continuou “a Associação Nacional espera uma gestão repleta de equilíbrio, honradez, justiça, sensibilidade e coragem, qualidades essas possuídas pelo novo presidente”.

Pela expressiva participação eleitoral em candidatura única na eleição, Norma declarou Cláudio como líder classista, não só local, mas nacional, e desejou sucesso na presidência da APMP.

Em seu discurso de posse, Cláudio Franco Felix, lembrou dos seus 20 anos de carreira dentro do MPPR que o levaram a assumir a presente missão de representar os associados. Com o auditório repleto de amigos, o novo presidente convidou todos a celebrar e a viver este dia de festa da Instituição, afirmando que não se observa a vitória de pessoas ou chapas, como vivenciado em épocas anteriores, “celebramos a festa da conquista da integração, que tanto foi batalhada nos dois últimos anos”.

Em sua fala, Cláudio ressaltou a integração de lideranças que no passado divergiram, mas que agora entenderam que era importante recomeçar, para o bem do Ministério Público. Diante dos presentes, o novo presidente expos: “isto representa um período de dedicação exclusiva às causas dos nossos promotores, promotoras, procuradores, procuradoras de Justiça, dos nossos aposentados e pensionistas”.

Ainda, o recém-empossado assumiu o compromisso de defender os direitos e as causas daqueles que representam, no atual estágio do estado democrático de direito, o poder de resistência do povo brasileiro contra as várias formas de opressão. Assim, afirmou que, juntamente com a CONAMP, a Associação Paranaense lutará pelos membros do Ministério Público e pela sociedade brasileira.

Hoje inicia uma nova missão e não abdicaremos dentro do que nós observamos em nossas viagens durante a campanha, de discutir com a PGJ, de dialogar com a Administração Superior do MP, buscando sempre a melhoria das condições de trabalho, daqueles que precisam ser fortalecidos na luta por uma sociedade melhor” ressaltou Cláudio. Acrescentou, “Não cansaremos de batalhar pela paridade vencimental, em benefício dos Aposentados e Pensionistas”.

O recém-empossado concluiu sua fala pedindo que a integração entre a classe seja ainda mais forte O ideal de integração foi plantado e começa a frutificar, devemos canalizar todas as nossas forças, para que essa semente ganhe raízes mais profundas e resistentes”.

Autoridades – Além do Procurador-Geral de Justiça, Giberto Giacoia, e da presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti, várias outras autoridades prestigiaram a cerimônia de posse, entre ela o Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado do Paraná Arion Rolim Pereira, o Ouvidor-Geral do Ministério Público Antonio Cesar Cioffi De Moura, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Jucimar Novochadlo, o Presidente do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministério Público do Brasil (CDEMP) e Vice-Presidente da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR) Eduardo Diniz Neto, o Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Paraná (AMAPAR) Frederico Mendes Junior, o representante do Presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) José Silvério de Oliveira, o representante da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) Alexandre Reis de Carvalho; o 1º Secretário da AMAPAR Márcio José Tokars e os representantes da UNIMED/PR José Gouveia e Sérgio Ossamu Ioshii.

 

Clique aqui e veja as fotos da posse.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.