“O Ministério Público de uma nova era – reflexões e projeções” encerra com a presença de lideranças nacionais

Presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco e Governador Eduardo Leite participam de evento
2 de outubro de 2021 > Assuntos Institucionais, Diretoria

O Presidente do Senado e do Congresso Nacional Senador Rodrigo Pacheco e o Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite participaram do encerramento do seminário “O Ministério Público de uma nova era – reflexões e projeções”, realizado na quinta  (30) e sexta-feira (1o.).

Bastante aplaudido em sua fala, o Presidente do Congresso Nacional apresentou dados do Anuário Ministério Público: um retrato, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), sobre a atuação e as dificuldades estruturantes enfrentadas pelos quase 12 mil promotores brasileiros para a realização de seu trabalho, destacando o grande esforço, carga de trabalho e dedicação dos membros do MP para realização  de suas funções.

Ao se referir a Reforma Administrativa ele afirmou que “não podemos, a pretexto da moralidade pública ou do enxugamento da máquina, sacrificar prerrogativas do MP e da Magistratura que são absolutamente essenciais para algo fundamental na função que são a independência e a imparcialidade”.

O Senador Rodrigo Pacheco ressaltou a importância de se ter cautela com o discurso politicamente correto e a necessidade de se considerar as peculiaridades de cada categoria. “É logico que precisamos buscar a equidade, combatendo supersalários. É essa cautela que temos que ter para que a carreira seja valorizada e estimule os vocacionados. Por outro lado, não podemos estimular os que não tem vocação a irem para uma carreira porque é atrativa”.

 Ele também defendeu um debate racional e o diálogo. “Não podemos nos render a revanchismos e retaliações que acabam atrasando o país. Precisamos ser desprovidos de paixão e passionalismo para fazer o que é justo”.

Num retrospecto das constituições, até a de 1988 que incluiu o MP, ele lembrou a evolução da instituição em compasso com a própria formação do Estado Democrático de Direito. “O que se observa em nossa história é a incorporação de competências ao Parquet, antes limitada a fiscalização da lei e a persecução criminal, passa pela Lei no.  7347/85, a atuar em interesses difusos e coletivos”. 

O Governador Eduardo Leite falou sobre a missão do servidor público em tornar a vida das pessoas melhor, deixando-as mais felizes e a importância de as ações convergirem em busca pela conciliação. “Todos nós somos servidores públicos, uns escolhidos por concursos outros pelo voto, mas servimos ao mesmo povo.” 

Segundo Leite, o momento é crítico em relação a discussão sobre a democracia e é necessário torná-la mais efetiva e resolutiva nos problemas da população. “É importante dialogar e encontrar o caminho, respeitando cada uma das instituições. ”

 

Saiba Mais:

As reflexões e projeções do Ministério Público

O desafio de se comunicar bem com a sociedade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.