Paulo César Vieira Tavares é empossado procurador de Justiça
Na última sexta-feira, dia 09 de agosto, o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, prestigiou a posse do novo procurador de Justiça, Paulo César Vieira Tavares. A cerimônia de posse, realizada na Sala de Atos da sede do MPPR, foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.
Estiveram presentes ainda os associados Marcos Bittencourt Fowler, Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e procurador de Justiça; Moacir Gonçalves Nogueira Neto, corregedor-geral; Ney Roberto Zanlorenzi, ouvidor-geral; Francisco Zanicotti, diretor-secretário do MPPR e ex-presidente da APMP; Milton Riquelme de Macedo, procurador de Justiça e ex-presidente da APMP, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador de Justiça, além de diversos colegas ativos e aposentados.
Ivonei Sfoggia abriu a solenidade, parabenizando o novo procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná. Em seguida, Olympio de Sá elogiou o novo procurador pela excelente atuação na Comarca de Londrina.
André Glitz, em seu discurso, parabenizou Paulo Tavares e relembrou de sua participação na Diretoria da APMP, como membro do Conselho Consultivo, no biênio 2001-2003.
O presidente da APMP falou ainda sobre a atuação do associado na Comarca de Londrina e como esta resultou em reconhecimento unânime entre todos que presenciaram a sua carreira ministerial. “Paulo Tavares não era tão somente o decano de Londrina, mas aquele que por mais tempo esteve lotado na Comarca. Portanto, é fácil ver que a transformação da Comarca, que é contínua e acentuada, está diretamente conectada com as missões que o Paulo se auto impôs e cujas metas superou em muito”, declarou Glitz.
Em seguida, André elogiou a família do associado: “Mesmo sendo reclamado e procurado o tempo todo pelas infinitas demandas sociais que lhe chegam, motivadas por prestígio único como servidor público capaz de encontrar saídas paras as mais trágicas situações, Paulo Tavares também é conhecido como um homem de família: de uma família de mulheres. E, para elas, mesmo diante dos diários desafios do trabalho, reserva um infinito amor, de bondade, que é de causar inveja. Que família o Paulo construiu!”.
Finalizou desejando sucesso nesta nova etapa de carreira e declarou que agora há muito o que fazer, não mais em prol apenas de Londrina, mas de todo o Estado do Paraná.
Por fim, Paulo Tavares, em seu discurso, muito emocionado, falou sobre a sua atuação em Londrina, contou que atuou em diversas comissões, uma delas foi o Grupo de Trabalho contra o racismo, onde relata que teve muitos aprendizados. Falou também que atuou na área da vigilância sanitária e dos direitos humanos.
O novo procurador comentou sobre a importante missão do Ministério Público e como se dá essa contribuição para toda a sociedade: “O atual Ministério Público, na medida em que intensifique suas relações com a sociedade civil, poderá contribuir ainda mais para a integração dos segmentos sociais tradicionalmente excluídos na história brasileira”. Complementou dizendo que sempre buscou defender, em sua atuação como promotor de Justiça, a igualdade racial, o combate à violência no trânsito, a defesa da população em situação de rua e a saúde pública de qualidade para todos.
Concluiu citando a conhecida frase do Nelson Mandela, que fala sobre o amor e o ódio: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.
Paulo Tavares agradeceu a presença dos colegas de Londrina e o apoio que sempre teve da sua esposa e de suas três filhas.
Confira aqui as fotos da solenidade.