Presidente da APMP participa de Audiência Pública sobre Violência Política de Gênero

Debate foca nos desafios enfrentados por mulheres em espaços de poder
16 de julho de 2025 > Diretoria

Representando a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), a Presidente Symara Motter participou, na manhã desta terça-feira (15), da Audiência Pública com o tema Violência Política de Gênero. 

O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, na sede da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e promovido pela Deputada Estadual Ana Júlia Ribeiro (PT). O encontro reuniu parlamentares, especialistas, representantes da sociedade civil e movimentos sociais para discutir os impactos da violência política contra mulheres e fortalecer ações de prevenção, responsabilização e enfrentamento a essa realidade.  

“Embora as mulheres sejam mais da metade da população e do eleitorado, seguimos como minoria silenciada na política - alvo de 36% dos casos de violência política no Brasil”, afirmou Symara Motter em sua fala. Ela destacou ainda que a presença feminina nas estruturas de poder é extremamente desigual: apenas 12% dos municípios brasileiros são governados por mulheres, e menos de 4% têm prefeitas negras. No Congresso Nacional, as mulheres ocupam apenas 17% das cadeiras da Câmara dos Deputados e representam só 12% do Senado. 

Motter enfatizou que essa sub-representação contrasta com a realidade demográfica do país, onde as mulheres são 51% da população e 53% do eleitorado. “Somos uma maioria tornada minoria nos espaços de decisão - silenciadas, marginalizadas e afastadas da possibilidade de promover as mudanças estruturais que o Brasil tanto precisa”, afirmou. Ela ainda criticou a fragilidade do cumprimento das leis que buscam garantir maior participação feminina, lembrando que os partidos que desrespeitam as cotas de gênero são frequentemente anistiados pelo poder público 

Presenças 

Foto: Valdir Amaral | ALEP

Além da Presidente, compuseram a mesa a Deputada Estadual Ana Júlia Ribeiro (PT), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a Deputada Federal Carol Dartora (PT), a Vereadora Camilla Gonda (PSB), a Vereadora de Pinhais Miss Preta (PT), a Chefe da Divisão de Polícia Especializada (DPE) na PCPR, Delegada Luciana Novaes, a Advogada, Professora e Vice-Presidente da Comissão de Mulheres da OAB Paraná, Daiana Alessi Nicolleti Alves, a Professora e doutora em Direito na UFPR, Desiree Salgado, a Advogada e representante do Coletivo de Mulheres do PT Paraná, Marilda Ribeiro, a Integrante do Observatório de Violência Política Contra a Mulher, Tailaine Cristina Costa, a Vereadora de Paranaguá Tenile Cibele do Rocio Xavier (PSD) e o Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD). 

Confira o discurso na íntegra clicando aqui
Foto de capa: Valdir Amaral | ALEP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.