Presidente da APMP participa de Audiência Pública sobre Violência Política de Gênero
Representando a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), a Presidente Symara Motter participou, na manhã desta terça-feira (15), da Audiência Pública com o tema Violência Política de Gênero.
O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, na sede da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e promovido pela Deputada Estadual Ana Júlia Ribeiro (PT). O encontro reuniu parlamentares, especialistas, representantes da sociedade civil e movimentos sociais para discutir os impactos da violência política contra mulheres e fortalecer ações de prevenção, responsabilização e enfrentamento a essa realidade.
“Embora as mulheres sejam mais da metade da população e do eleitorado, seguimos como minoria silenciada na política - alvo de 36% dos casos de violência política no Brasil”, afirmou Symara Motter em sua fala. Ela destacou ainda que a presença feminina nas estruturas de poder é extremamente desigual: apenas 12% dos municípios brasileiros são governados por mulheres, e menos de 4% têm prefeitas negras. No Congresso Nacional, as mulheres ocupam apenas 17% das cadeiras da Câmara dos Deputados e representam só 12% do Senado.
Motter enfatizou que essa sub-representação contrasta com a realidade demográfica do país, onde as mulheres são 51% da população e 53% do eleitorado. “Somos uma maioria tornada minoria nos espaços de decisão - silenciadas, marginalizadas e afastadas da possibilidade de promover as mudanças estruturais que o Brasil tanto precisa”, afirmou. Ela ainda criticou a fragilidade do cumprimento das leis que buscam garantir maior participação feminina, lembrando que os partidos que desrespeitam as cotas de gênero são frequentemente anistiados pelo poder público
Presenças

Além da Presidente, compuseram a mesa a Deputada Estadual Ana Júlia Ribeiro (PT), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a Deputada Federal Carol Dartora (PT), a Vereadora Camilla Gonda (PSB), a Vereadora de Pinhais Miss Preta (PT), a Chefe da Divisão de Polícia Especializada (DPE) na PCPR, Delegada Luciana Novaes, a Advogada, Professora e Vice-Presidente da Comissão de Mulheres da OAB Paraná, Daiana Alessi Nicolleti Alves, a Professora e doutora em Direito na UFPR, Desiree Salgado, a Advogada e representante do Coletivo de Mulheres do PT Paraná, Marilda Ribeiro, a Integrante do Observatório de Violência Política Contra a Mulher, Tailaine Cristina Costa, a Vereadora de Paranaguá Tenile Cibele do Rocio Xavier (PSD) e o Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Confira o discurso na íntegra clicando aqui.
Foto de capa: Valdir Amaral | ALEP