Presidente da APMP participa de reunião no Conselho Curador do Memorial do MPPR

Reunião ocorreu no Dia Internacional dos Museus
29 de maio de 2023 > Diretoria, Eventos Culturais

No dia 18 de maio, o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, participou da reunião do Conselho Curador do Memorial do Ministério Público do Paraná (MPPR). O encontro ocorreu no Edifício Carta de Curitiba, na Capital Paranaense. Glitz integra o Conselho Curador do Memorial. 

Além do presidente, estiveram presentes os demais Conselheiros do Memorial Sergio Renato Sinhori (presidente), Cid Raymundo Loyola Junior, e Vitor Alberto Fontoura Rodrigues. Acompanharam o encontro também o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e o ex-procurador-geral de Justiça e coordenador do CAOP de Proteção Aos Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto

Durante o encontro, foi apresentado em detalhes todo o trabalho do Memorial nos últimos 02 anos. Entre as atividades, estão o retorno das gravações do programa REConto, mediante contrato com a FEMPAR, com 6 entrevistas no ano de 2022, quando foram entrevistados os associados Maria Lúcia Figueiredo Moreira, Geraldo da Rocha Santos, Rodrigo Regnier Chemim Guimarães, Paulo José Gallotti Bonavides, Maria Tereza Uille Gomes e Valdecir Guidini de Morais.  

Foi ressaltado também o projeto “Silêncios e olhares do feminino na história e memória do MPPR”, que envolveu a pesquisa e a escrita do livro “Breve história das mulheres do Ministério Público do Paraná: 1891-1991”, o evento de lançamento da obra e a gravação de uma websérie homônima, publicada no YouTube do Memorial – projeto indicado ao Prêmio CNMP 2022, na categoria “Igualdade de gênero”. A publicação da obra e o evento de lançamento ocorreram com o patrocínio e apoio da APMP (saiba mais aqui). 

Outro projeto que contou com o apoio e patrocínio da Associação foi “História do futebol do MPPR”, que envolveu a pesquisa; a digitalização de fotografias; uma exposição em Foz do Iguaçu, durante o Torneio Estadual Cataratas, realizado pela APMP, em 2022; a criação de uma história em quadrinhos (HQ) (leia aqui) e um artigo sobre o tema (leia aqui). 

O Presidente da APMP, André Glitz, elogiou toda a atuação da equipe do Memorial e destacou a importância de se guardar e resgatar a história. “Nosso Ministério Público, nossa Associação foram construídos por pessoas, integrantes e servidores. O trabalho que o Memorial realizou nestes últimos 02 anos é louvável e digno de mérito uma vez que dá visibilidade a tantas pessoas que fizeram a nossa história e deixa documentado a atuação destas à posteridade”, finalizou. 

A reunião teve mais de 30 itens de pauta e foi realizada na data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus e o Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Estiveram presentes também no encontro a equipe da Coordenação Executiva do Memorial, o coordenador executivo, Alexandre Augusto Galvão da Silva; e os historiadores Claudia Cristina Hoffmann, Mauro Domingues dos Santos e Vitor Lemes de Resende, além dos estagiários Isabella Kavalkievicz de Souza da Silva; Marcos Antonio Manoel Junior, Robertha Andressa Jacinto Costa, e Vivian Maria Korb. 

Ao final do encontro, todos participaram de um coffe-break. 

Com informações e Fotos: Memorial MPPR.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.