Presidente da APMP prestigiou o 2º Encontro Estadual do Gaeco

Evento reuniu os oito núcleos do Gaeco do Paraná
22 de julho de 2022 > Assuntos Institucionais, Diretoria

No dia 20 de julho, ocorreu o 2º Encontro Estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O evento, sediado em Curitiba, teve o objetivo de aprimorar e unificar a atuação dos participantes, por meio da atualização de técnicas investigativas, troca de experiências e integração das equipes. Participaram policiais civis, militares e promotores de Justiça que atuam nos oito núcleos do Gaeco em todo o Paraná. 

O presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, que em sua trajetória institucional, já integrou o Gaeco, compôs a mesa de abertura do evento e, em sua fala, destacou a característica de vanguarda do Gaeco do Paraná em razão da importância dos temas abordados. “Os assuntos que serão debatidos aqui hoje são os mesmos apresentados atualmente em encontros internacionais. Isso não é uma coincidência, é fruto do vanguardismo, da qualidade do trabalho e do componente humano do Gaeco”, afirmou.  

Abrindo o encontro, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, ressaltou a experiência exitosa do modelo paranaense do Gaeco, que é atualmente considerado uma referência nacional e necessita de permanente apoio institucional para o fortalecimento da sua atuação. “A atuação dos GAECOs é motivo de orgulho para o Ministério Público do Paraná, principalmente em virtude do valoroso trabalho dedicado e combativo de seus integrantes, que estão permanentemente engajados na preservação da ética e da justiça e no combate aos desmandos e malfeitos”, comentou. 

Em seguida, a corregedora-geral, Rosângela Gaspari, relembrou sua participação como uma das idealizadoras da Promotoria de Investigação Criminal, em 1994, que posteriormente deu origem ao atual modelo do Gaeco. “É a união de esforços, visões e competência da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Ministério Público que permite o combate à criminalidade com mais eficiência'', declarou. 

Já o coordenador estadual do Gaeco, procurador de Justiça Leonir Batisti, exaltou o propósito de integração do encontro, “diante da pluralidade dos temas investigados e da localização geográfica dos núcleos, que atuam em todo o Paraná, o evento auxilia no aperfeiçoamento das formas de atuação do Gaeco, permitindo um desempenho mais produtivo e eficiente”. 

Também participaram da mesa de abertura o promotor de Justiça Denilson Soares de Almeida; o coordenador da Escola Superior, promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi; o Major Ricardo Caron, assessor militar junto ao MPPR; e o delegado Adilson Ricardo da Silva. 

O encontro contou com palestras de especialistas em direito, tecnologia e comunicação, que abordaram temas como criptomoedas, lavagem de dinheiro e interceptação telemática do Google. Também foram promovidas oficinas práticas com temas específicos de atuação. 

Com informações e foto: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.