Promotora de Justiça Suzane Maria Carvalho do Prado palestra em encontro sobre segurança no trânsito
A Promotora de Justiça e Associada da APMP Suzane Maria Carvalho do Prado representou o Ministério Público do Paraná, nesta terça-feira (27), no 1º Encontro de Educadores de Trânsito, realizado na Escola Prática de Trânsito do DER, em Ponta Grossa. O evento integra as ações do Maio Amarelo, campanha internacional de conscientização pela segurança no trânsito.
Durante o evento, a Associada ministrou palestra sobre os delitos de trânsito de competência do Juizado Especial Criminal, abordando aspectos legais e o trabalho desenvolvido pela 9ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa na área. Em sua fala, ela destacou o projeto “Busca Ativa de Vítimas de Acidentes de Trânsito”, iniciativa implantada em agosto de 2023 que visa promover a reparação dos danos às vítimas, ampliando a atuação do MP para além da responsabilização penal.
A participação faz parte de uma série de atividades promovidas pelo MPPR ao longo do mês, em articulação com a Polícia Militar, Poder Judiciário, Polícia Rodoviária Federal, DER e Guarda Municipal, na comarca. Entre as ações, estão palestras educativas, doações de sangue e blitz com distribuição de materiais informativos sobre segurança no trânsito.
Atuação
O projeto está imerso no plano setorial de ação da 9ª Promotoria para o biênio 2023–2025, alinhando-se ao planejamento estratégico do MPPR, que prioriza a atenção às vítimas e a promoção de justiça reparadora.