Pucinelli é novo integrante do Colégio de Procuradores

Presidente da APMP prestigia solenidade 
1 de abril de 2022 > Assuntos Institucionais, Diretoria

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) recebeu, nesta quinta-feira (31), o promotor de Justiça Humberto Eduardo Pucinelli como novo integrante. A solenidade de posse, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, foi realizada na sede da instituição, com transmissão ao vivo pelo Youtube. 

Durante a sessão solene, Pucinelli recebeu a tradicional veste talar, colocada por sua esposa, Gisele, e, após, prestou o compromisso legal ao assumir o novo cargo e assinou o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público. 

Ao fazer a saudação ao procurador empossado, o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, lembrou as atribuições do Colegiado de Procuradores e os 26 anos de atividades de Pugliese no MP. O amor a família e a lealdade aos amigos foram ressaltados como características do empossando. “Oportunidades se abrem para o Humberto, teremos um futuro extraordinário para esse jovem procurador de Justiça”.  

A corregedora-geral do MPPR, Rosângela Gaspari relembrou a longa trajetória de Pucinelli até o Colegiado. “Um promotor combativo e próximo a sociedade, novos estímulos surgirão nessa nova fase”. 

O presidente da APMP,  André Tiago Pasternak Glitz, deu as boas-vindas ao novo procurador. “Como entidade de classe transmito um pouco do sentimento e das vozes de seus pares, colegas e amigos neste momento que considero como recomeço e renovação do compromisso como promotor de Justiça”

 Glitz rememorou a passagem de Pucinelli por Guarapuava e o destacou como um dos melhores promotores de Justiça do Paraná e do Brasil que   atuou com ele, em sua 1a gestão à frente da APMP, na Diretoria de Assuntos Institucionais. “Essa visão de instituição, essa perspectiva de futuro de um Ministério Público cada vez mais forte, cada vez mais unido, cada vez mais preparado e capaz de defender a sociedade, cumprindo com seu dever constitucional, que sempre enxerguei nele. Para mim será sempre uma eterna referência”.  

Na sequência, o corregedor-geral do Ministério Público de Roraima e ex-corregedor nacional, Alessandro Tramujas Assad também saudou o procurador empossado. “O Paraná é o celeiro de grandes membros do MP e o Humberto é um deles. Na Corregedoria Nacional, o Humberto era uma espécie de oráculo, sempre pronto a ouvir.  Ele vai render muitos frutos ao MPPR”. 

Citando o artigo 2o. do decálogo do promotor de Justiça “Sê digno de tua grave missão. Lembra-te de que falas em nome da Lei, da Justiça e da Sociedade”, o empossado afirmou a renovação do seu compromisso com o Ministério Público. Bastante emocionado, em seu agradecimento, citou o Paraná e os paranaenses que os acolheu, os colegas do MP e familiares, em especial relembrando o companheirismo da esposa em sua trajetória. Encerrou sua fala formulando a pergunta errada de Mário Quintana: “Se eu acredito em Deus? Mas que valor poderia ter minha resposta, afirmativa ou não? O que importa é saber se Deus acredita em mim”. 

“Com muita pretensão, acho que Ele efetivamente acredita, do contrário, não teria me proporcionado esse indescritível momento de felicidade”, complementou. 

O procurador-geral encerrou a solenidade se referindo ao momento como “mágico” por permitir o reencontro de pessoas num mundo quase pós-pandêmico “inacreditavelmente salvo pelo trabalho valoroso e corajoso de tantos e tantas, destacadamente, promotores e promotoras, que buscaram o essencial, nos últimos dois anos; salvar vidas e a saúde das pessoas, proteger a população paranaense”.  

Trocando os personagens do livro dos abraços, de Eduardo Galeado, pelo professor Silas, pai de  Pucinelli, Giacoia destacou os valores introjetados e presentes no núcleo do discurso do novo procurador com o atuar comprometido com o viés crítico e ideológico do Ministério Público social. “Ele continua a perceber que persiste o desafio do atendimento à população mais vulnerável. Esse é o destaque do compromisso do discurso dele hoje”.  


Autoridades 

Participaram da mesa de autoridades: procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; a corregedora-geral do MPPR, Rosângela Gaspari; subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha; subprocuradora de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Galotti Bonavides; representando o Conselho Superior do Ministério Público, o procurador Francisco José de Albuquerque e Siqueira Branco; o ouvidor-geral do MP, Antonio Cesar Cioffi de Moura; presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz; o corregedor-geral do Ministério Público de Roraima e ex-corregedor nacional, Alessandro Tramujas Assad; o promotor de Justiça do MP de Roraima e ex-conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Fábio Bastos Stica, o desembargador do Tribunal de Justiça Cláudio Smirne Diniz  e o procurador de Justiça, ex-procurador-geral e decano do MPPR Milton Riquelme de Macedo. Também acompanharam a solenidade o procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o ex-procurador-geral Ivonei Sfoggia. 


Trajetória 

Humberto Eduardo Pucinelli é natural de Taubaté (SP) e ingressou na carreira em maio de 1996. No interior do Paraná, atuou nas comarcas de Colorado, Laranjeiras do Sul, Londrina, Terra Roxa, São João do Ivaí, Dois Vizinhos, Guarapuava e Cascavel. Trabalhou também em Curitiba (Vara de Execuções Penais, Promotorias Criminais e Promotoria de Defesa do Patrimônio Público) e região metropolitana (Colombo e Piraquara). 

Pucinelli atuou nos Centros de Apoio Operacionais de Direitos Humanos e do Patrimônio Público, na Coordenadoria de Recursos Criminais, na Corregedoria-Geral e na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. Fez parte da Corregedoria Nacional e da Comissão de Preservação de Autonomia do Conselho Nacional do Ministério Público e participou da banca examinadora de concurso do MPPR. 

 

Confira aqui a cobertura fotográfica.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.