Sílvia Piva inaugura o “Diálogos APMP” conversando sobre Tecnologia e Inovação

Live foi transmitida pelo Youtube da APMP
21 de setembro de 2023 > Gerais, Inovação e Tecnologia

No dia 14 de setembro, a Associação lançou o “Diálogos APMP”, um novo produto de comunicação criado para a promoção de debates sobre assuntos das mais diversas áreas. 

A primeira edição contou com a participação da Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisadora Instituto de Estudos Avançados na área tecnológica, Sílvia Piva, que abordou o tema “da Oralidade aos Algoritmos”. 

O encontro on-line foi transmitido pelo Youtube da APMP.  

A presidente da APMP, Symara Motter, abriu o evento e celebrou a presença da palestrante nesse primeiro encontro do “Diálogos APMP”. Na sequência, o 1º vice-presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos, e os Diretores de Inovação e Tecnologia, Gladyson Sadao Ishioka e Marcos José Porto Soares, também deram as boas-vindas à convidada e a todos que acompanhavam o evento. 

Após, Sílvia Piva iniciou sua palestra e abordou diversos pontos relacionados à evolução humana, a linguagem e a tecnologia, embasando sua fala em importantes autores da história do pensamento. 

Piva afirmou a necessidade de novos modos de pensar para enfrentamento dos problemas contemporâneos e enfatizou como alguns conceitos e métodos, ainda mais na área do Direito, estão obsoletos.  

Justificou que as tecnologias não são neutras e que, atualmente, são intrínsecas ao ser humano, a quem denomina de “tecno-espécie”. 

Sílvia falou ainda sobre cibercultura, ciberlinguagem, ciência jurídica, dataficação do mundo, meios de comunicação, evolução da linguagem, entre outros temas. 

Por fim, após a palestra, os Diretores da APMP comentaram os desafios que o Ministério Público deve enfrentar para se conectar ainda mais à era tecnológica, uma vez que já não é possível mais uma atuação com base somente nas ideias e pensamentos do passado, pois o futuro já fornece lições que devem ser assimiladas e consideradas no presente.

Assista a live:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.