Solenidade de posse e festa de confraternização marcam início de nova gestão da APMP

Com presença expressiva, posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal foi seguida por jantar em Curitiba
28 de julho de 2025 > Diretoria, Gerais

A Diretoria e o Conselho Fiscal da APMP, eleitos para o biênio 2025-2027, tomaram posse, na última sexta-feira (25), em solenidade realizada no Auditório Ary Florêncio Guimarães, bloco I do Ministério Público do Paraná. A cerimônia foi transmitida pelo canal do YouTube da Associação.

A nova composição da entidade é formada por: 

Presidente: Fernando da Silva Mattos   
1º Vice-Presidente: Rodrigo Leite Ferreira Cabral   
2ª Vice-Presidente: Elhanei Librelotto   
Diretora Executiva: Mariana Andreola de Carvalho Silva   
Vice-Diretor Executivo: Gladyson Sadao Ishioka 
1ª Secretária: Kele Cristiani Diogo Bahena   
2º Secretário: Thimotie Aragon Heemann   
Diretor de Patrimônio: Marcos José Porto Soares    
Oradora: Ticiane Louise Santana Pereira   

Conselho Fiscal   

Titulares   
Claudio Cesar Cortesia   
Guilherme Carneiro de Rezende   
Simone Berci Françolin   

Suplentes   
Amanda Ribeiro dos Santos   
Consuello Alcon Fadul Cerqueira   
Vanessa Harmuch Perez Erlich 


Além do novo Presidente, estiveram na mesa de honra do evento:

  • A ex-Presidente da APMP, Symara Motter;
  • O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná, Francisco Zanicotti;
  • O Procurador-Geral do Estado, Luciano Borges, que representou o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior;
  • O Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão, representante da Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargadora Lidia Maejima;
  • O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson;
  • O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ivens Linhares;
  • O Presidente da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bonfim;
  • O Corregedor-Geral do Ministério Público do Paraná, Paulo Sergio Markowicz de Lima;
  • A Ouvidora-Geral do Ministério Público do Paraná, Lúcia Inez Giacomitti Andrich;
  • O Secretário-Geral da Associação dos Magistrados Brasileiros, Geraldo Dutra de Andrade
  • e a representante da OAB Paraná, Adriane Dávila.

Emoção 

A cerimônia foi marcada por discursos, homenagens e reflexões sobre o papel institucional e associativo da entidade. Após os protocolos de abertura, a ex-Presidente Symara Motter fez um discurso de encerramento de gestão destacando o desafio e o privilégio de ter presidido a entidade nos últimos dois anos.

Motter agradeceu, ainda, a família, os Diretores e funcionários da casa e destacou a relevância das entidades de classe no fortalecimento da democracia e na defesa das prerrogativas do Ministério Público brasileiro. Encerrando sua fala, reafirmou a confiança na nova Diretoria e desejou êxito à gestão que se iniciava. 

Agradecimento 

Na sequência, o ex-Orador e Diretor de Aposentados da APMP, Wanderlei Carvalho da Silva, e a 2ª Vice-Presidente eleita, Elhanei Librelotto, ocuparam o púlpito para prestar uma homenagem à Presidente que encerrava o mandato,  em nome dos aposentados da instituição. Veja: 


Já o Procurador-Geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti,  destacou a importância das entidades representativas como instrumentos legítimos de defesa institucional e da classe. Ele salientou, ainda, a seriedade que marcou a condução da APMP no biênio anterior, ressaltou a atuação histórica do Presidente Fernando da Silva Mattos como Diretor de Defesa de Prerrogativas da APMP, em gestões passadas, e desejou à nova Diretoria uma gestão produtiva e alinhada com os valores democráticos. 

Unidade nacional 

O Presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, por sua vez, proferiu uma fala que situou a APMP no contexto nacional. Ele reforçou os desafios enfrentados pelas Associações do Ministério Público em todo o país e enalteceu a força histórica da entidade paranaense. Bonfim também registrou publicamente o desejo de sucesso à nova Diretoria, ressaltando a importância da união entre os membros da carreira para a defesa das instituições democráticas.

Convergência 

Em seguida, o 1º Vice-Presidente da Associação, Rodrigo Leite Ferreira Cabral, destacou a importância dos vínculos familiares, da parceria com os colegas e da atuação coletiva na construção da nova gestão da Associação. 

“É com imensa honra e gratidão que hoje tomo posse como vice-presidente da querida Associação Paranaense do Ministério Público. Mas eu não cheguei aqui por méritos próprios. Cheguei pelos valores repassados pelos meus pais, pelo amor e companheirismo da minha amada esposa, pela dose diária de entusiasmo que recebo convivendo com minha filha. Cheguei também pelo apoio de um grupo de colegas extraordinários, que apresentou o meu nome para compor a Chapa Convergência. A esses queridos amigos tenho que dar um especial agradecimento pela confiança”, disse. 

Encerrando as falas, o Presidente empossado Fernando da Silva Mattos evidenciou, em seu discurso, a importância do fortalecimento constante da APMP, do cuidado com a saúde mental dos associados, da valorização da atuação nas Promotorias de Justiça, do compromisso com os aposentados e pensionistas, da escuta às transformações sociais e tecnológicas e da defesa firme e serena das prerrogativas:

"A APMP deve ser escudo, mas também abraço. Deve defender de forma firme as nossas prerrogativas contra qualquer tipo de ataque e, ao mesmo tempo, acolher os que enfrentam angústias diárias, especialmente nas Promotorias de Justiça, onde o Ministério Público pulsa com mais intensidade e onde a pressão institucional se soma, muitas vezes, ao isolamento e à sobrecarga. Valorização profissional e valorização humana precisam caminhar juntas," afirmou.  

Ele agradeceu, ainda, aos integrantes da diretoria, associados, familiares e amigos e destacou o compromisso da nova gestão:

“Que ao final deste ciclo possamos olhar para trás e ver uma Associação ainda mais humana, mais unida e mais respeitada, fiel aos valores que a história nos confiou e aberta aos desafios do futuro. É assim que caminharemos: juntos, determinados e incansáveis. Guiados pela convergência de ideias e valores, com verdade no olhar e esperança no coração,” enfatizou. 

Confira a galeria de fotos da cerimônia. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.