APMP lamenta falecimento de Tomás Salvador Vives Antón

Antón era Professor Catedrático de Direito Penal na Universidade de Valência
11 de julho de 2022 > Desenvolvimento Acadêmico, Gerais, Luto

A APMP lamenta o falecimento de Tomás Salvador Vives Antón, professor espanhol, magistrado e jurista. Aos 83 anos, Vives Antón deixou um enorme legado para o Direito Penal. Foi professor catedrático de Direito Penal na Universidade de Valência, doutor honoris causa pela Universidade de Santiago de Compostela e Vice-Presidente do Tribunal Constitucional Espanhol, depois de ter passado pelas filas do Ministério Público espanhol.  

Entre o enorme legado acadêmico do Professor Vives, destaca-se seu livro “Fundamentos do Sistema Penal”, onde revolucionariamente lança as bases de um Direito penal baseado na filosofia da linguagem a partir de sua concepção significativa da ação. O livro conta com tradução publicada no Brasil no ano de 2021, realizada pelo Diretor de Desenvolvimento Acadêmico da APMP, Paulo César Busato, procurador de Justiça, quem pioneiramente trabalhou no Brasil com a teoria da ação significativa.

Tomás com Paulo César Busato

Busato comentou que "O hiato que a ausência do Professor Vives provoca no cenário dos estudos jurídico-penais não pode ser preenchido, pois inexistem autores capazes de transitar com idêntica profundidade simultaneamente no Direito penal e na Filosofia da linguagem". Acrescentou ainda o procurador de Justiça que "Além de destacar-se pela profundidade intelectual e por um intenso sentimento humanitário, o Professor Vives será para sempre reconhecido como um defensor intransigente da aproximação entre prática e teoria, coisa que buscou fazer permanentemente, tanto em seus estudos teóricos quanto em seu trabalho forense".

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos nosso apoio e solidariedade aos familiares e aos amigos.

Crédito/Foto: Grupo FAE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.