APMP recebe formatura da 1ª Turma de Especialização em Ministério Público

Conheça os associados especialistas em MP
23 de novembro de 2021 > Desenvolvimento Acadêmico, Diretoria

Momentos de emoção marcaram a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Especialização em Ministério Público, realizada na última sexta-feira, 19 de novembro, no salão nobre da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), em Curitiba. Promotores de Justiça empossados em outubro e dezembro de 2019 e março de 2020 receberam a certificação da Escola Superior do MPPR, concluindo uma etapa importante do processo de vitaliciamento na carreira.  

A solenidade teve um número restrito de convidados e seguindo todos os protocolos sanitários em razão da pandemia de COVID-19. 

Os associados que receberam o título de especialistas em Ministério Público durante a solenidade foram Ana Righi Cenci, Antonio Cezar Quevedo Goulart FilhoBruna Britto MartinsCaroline Bertolino MezzarobaEdson Ricardo Scolari Filho, Eduardo Augusto Colombo Amado da Silva, Gabriela Sanchez RibeiroIzabel Queiroz RochaJulio Cesar Moraes CominKamila Cristine Vanelli, Murilo Alan VolpiPedro Henrique Teixeira CastelanRaisa Cruz Braga Vanessa Pinto Maia de Medeiros. Já os associados Alexandre Galati Santos Pereira, Camilla Tramujas Grosbelli, Cláudio Prestes Júnior e Saulo Costa de Negreiros não puderam estar presentes na cerimônia. 

Abertura 

O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, iniciou o evento concedendo a palavra aos membros participantes da mesa de abertura. O corregedor-geral do MPPR, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, desejou felicidades aos formandos e destacou: “O Ministério Público está muito bem servido com profissionais como vocês. Basta seguir na mesma trilha que percorreram até aqui”, afirmou.  

Na sequência, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, ressaltou “fico muito feliz em ver que o aprendizado e a difusão de conhecimentos são cada vez mais valorizados no Ministério Público brasileiro (...) Trabalho e estudo são dois pilares fundamentais que fortalecem a nossa atuação e que precisam estar voltados ao aprimoramento da nossa instituição, em benefício da população.” E completou: “Não percam nunca a sensibilidade social. Aprimorem sempre a capacidade de ter no povo paranaense e no povo brasileiro a razão de ser do Ministério Público.” 

Em sua fala, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, fez referência ao poema “Discurso na seção de achados e perdidos”, de Wislawa Szymborska, para dar um recado carinhoso aos formandos: “A vida, infelizmente, é feita mais de ‘perdidos’ do que de ‘achados’. E, como perdemos muita coisa em nosso caminho singularmente, espero que vocês, promotoras e promotores de Justiça, deem significado à sua existência de maneira coletiva. Nós, que pertencemos ao Ministério Público, uma instituição que pode exercer uma interferência muito positiva na sociedade, devemos, coletivamente, entregar a ela muitos achados. Que vocês tenham uma excelente caminhada!”, enfatizou Samia. 

O coordenador da Escola Superior do MP, Eduardo Augusto Salomão Cambi, falou sobre a criação inédita do modelo do curso de ingresso no MPPR, desenvolvido com o objetivo de fornecer subsídios teóricos e práticos sobre a estrutura, o funcionamento, a missão e as atribuições do MPPR e, a partir de uma formação ética e humanista, desenvolver competências nas principais áreas de atuação e de gestão no contexto da realidade prática da atividade ministerial e do viés resolutivo. Cambi também destacou o papel do MP na contemporaneidade: “O MP contemporâneo e do futuro é feito de amor, de entrega, e tem uma missão muito importante nos tempos de hoje, em que somos carentes do diálogo, do pensamento e da persuasão”, apontou. 

O presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, foi o sexto a falar e iniciou saudando a todos, manifestando satisfação em recebê-los na APMP. Para Glitz, os formandos puderam incorporar durante a capacitação os valores que guiaram o Ministério Público até hoje. “Que agora esses valores também possam guiar vocês pela vida”, disse. “Hoje vocês sabem que, além das prerrogativas de nossa função, temos enormes responsabilidades com a população brasileira e que os desafios são muitos para que possamos preservar o Ministério Público da Constituição de 88. Mas temos certeza de que estamos trilhando o melhor caminho com promotoras e promotores como vocês”, destacou. 

Homenagens e agradecimentos 

A associada Ticiane Louise Pereira, promotora de Justiça, foi a paraninfa da primeira turma de formandos. Em seu discurso, a promotora falou emocionada sobre a gratidão de receber o convite e, na oportunidade, agradeceu a todos que a receberam com abertura, acolhimento, afetividade e paciência no início de sua carreira no MPPR, há quase 12 anos. Entre os 12 conselhos dados aos formandos durante seu discurso, Ticiane destacou a importância de haver humanidade no exercício da função de promotor: “Olhe para cada réu, para cada ré, para a memória das vítimas estampada na dor dos que ficaram. Busque sentir todas essas pessoas”, ressaltou. “É a vivência da humanidade que amplia o sentido de unidade, que perpassa portas, adentra carceragens, abre oportunidades e sorrisos, acalma lutos que se prolongam com a injustiça e os percalços da prestação jurisdicional, cria pontes, diálogos, acertos, promove justiça”, acrescentou. 

O promotor de Justiça e Diretor de Informática da APMP, Murilo César Soares e Silva, patrono da turma, parabenizou os formandos pela coragem, liberdade e isenção com que se portaram durante a especialização e ressaltou, entre outros pontos, a necessidade de amadurecimento do regime democrático nacional para que o conceito de democracia não seja confundido com a mera formação de maioria. “Mesmo uma maioria, esmagadora que seja, não pode promover retrocessos à efetivação de direitos fundamentais do cidadão, à proteção eficiente dos bens jurídicos e à salvaguarda de um Ministério Público materialmente independente e autônomo, com capacidade ativa e operacional de promover o regime democrático”, enfatizou. 

Relembrando a trajetória dos formandos desde a realização do concurso para promotor substituto, o orador da turma, Eduardo Augusto Colombo da Silva, compartilhou uma frase de sua professora de filosofia do Ensino Médio, da qual nunca se esqueceu, para falar da importância da atuação do Ministério Público para a sociedade: ‘O poder que não serve não serve’. “O cargo que ocupamos nos dá a possibilidade de alterar a realidade. E nessa possibilidade reside um poder. Eis o perigo: o poder não é um fim em si mesmo, sob pena de servir de instrumento para a manutenção do status quo. Logo, o único sentido em se deter esse poder não é outro senão o de servir a quem necessita”, concluiu.  

Durante o discurso de agradecimento, a formanda Caroline Bertolino Mezzaroba destacou o trabalho da Escola Superior, que conseguiu levar a eles todo o conhecimento técnico e prático para o exercício da função de promotor, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. “Vocês conseguiram ter a sensibilidade em nos trazer professores que foram nossos guias para os estudos, para a carreira e para a vida. Seremos eternamente gratos por terem feito tanta diferença em nosso percurso”, afirmou. 

Finalizando a cerimônia, logo após a entrega dos certificados de Especialistas em Ministério Público, o PGJ, Gilberto Giacoia, afirmou “Esta é uma hora mágica da vida de vocês, formandos”. “Temos que viver mesmo intensamente o presente e o hoje é o dia certo para, com gratidão, amar, acreditar e realizar”, discursou. “Nesta primeira solenidade de formatura que valoriza a importância da formação técnico-jurídica, o Ministério Público abraça os promotores e promotoras identificados com o estudo e com o aperfeiçoamento funcional, que querem fazer a diferença, que compreendem as angústias do povo e zelam para que a dignidade humana seja sempre observada e preservada”, finalizou.  

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça e diretor Executivo da PROMED, Willian Buchmann; a promotora de Justiça e diretora de Assuntos Institucionais, Aysha Sella Claro de Oliveira; a promotora de Justiça, Melissa Cachoni Rodrigues; e o promotor de Justiça, Rogério Rudiniki Neto, além de familiares e amigos dos formandos. 

A Diretoria da APMP parabeniza os associados por mais essa importante conquista na carreira. 

Confira aqui as fotos da solenidade. 

Com informações: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.