Associado e Diretor da Promed Willian Buchmann lança livro “Ministério Público e Liberdade de Expressão”

Presidente e 1º vice-presidente da Associação receberam um exemplar em mãos
28 de dezembro de 2023 > Desenvolvimento Acadêmico, Diretoria

O promotor de Justiça e diretor executivo da PROMED, Willian Buchmann, lançou neste mês de dezembro o livro “Ministério Público e Liberdade de Expressão - Natureza, Limites e Reflexões Institucionais à luz de julgados do CNMP.” O associado entregou um exemplar da obra em mãos à presidente da APMP, Symara Motter, e ao 1º vice-presidente da Associação, Fernando da Silva Mattos, nesta quarta-feira (27). 

A obra está à venda no site da Editora Juruá com desconto exclusivo de 35% para associados da APMP. Clique aqui para comprar e aqui para acessar o cupom de desconto.   

O prefácio da obra foi escrito pelo procurador-Geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia e a sinopse é de autoria de Paulo Gustavo Gonet Branco, procurador-Geral da República. 

Sobre a Obra 

“O Promotor de Justiça Willian Buchmann oferece a seus leitores um apanhado, concebido com esmero acadêmico, sobre a liberdade de expressão do membro do Ministério Público.  

O leitor encontrará noções centrais para a compreensão da liberdade constitucional em apreço e para as singularidades que marcam o MP no contexto das instituições do Estado, bem como uma análise ponderada das interferências com que os desenhos constitucionais de um e outro desses núcleos de atenção do constituinte desafiam o intérprete quando os planos normativos respectivos se encontram.   

Ao fim da leitura, quem a ela se dedicou terá a vantagem de dominar conceitos indispensáveis para não se enlear em compreensões incompletas, precipitadas e desprendidas de rigor técnico a respeito dos intrigantes desafios que a livre expressão abre quando referida ao regime jurídico dos membros do parquet. A exposição vem ilustrada com casos conhecidos do autor, resolvidos pelo CNMP, onde atuou com marcante presença recentemente.”

Paulo Gustavo Gonet Branco - Procurador-Geral da República; Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Direitos Humanos pela University of Essex; Professor de Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional do IDP. 

Sobre o autor 

WILLIAN BUCHMANN - Nasceu em Taquara (RS) em 1978. Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná desde 2008 e atualmente em exercício no cargo de Diretor-Secretário da Procuradoria-Geral de Justiça. Possui graduação em Direito pela UNISINOS e mestrado em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Atuou como Promotor-Corregedor na Corregedoria-Geral do MPPR (2013-2017 e 2019) e como Membro Auxiliar da Corregedoria Nacional do CNMP (2017-2019). Ainda, integrou  diversas comissões de concurso para ingresso na carreira do MPPR. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.