Associados participam de obra sobre inteligência artificial e os desafios do futuro da Justiça

Lançamento reúne artigos sobre investigação criminal, processo penal, direitos coletivos e inovação tecnológica no Ministério Público
20 de maio de 2026 > Desenvolvimento Acadêmico

Os associados da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) Alan Rogério Vendrame de Souza, Fernanda da Silva Soares, Fernando Augusto Sormani Barbugiani, Gladyson Sadao Ishioka e Marcos José Porto Soares integram a obra “Inteligência Artificial: algoritmos, sentenças e o futuro da Justiça”, publicada pela Editora Lumen Juris. O livro será lançado no dia 21 de maio de 2026, das 17h às 19h30, na Biblioteca Hugo Simas, no Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba.

Coautor da obra, Alan Rogério Vendrame de Souza assina o artigo “O Ministério Público como Guardião do Estado de Direito na Era Algorítmica: Transparência e Controle de Vieses em IA na Segurança Pública”.

A associada Fernanda da Silva Soares, que é também Coordenadora da Escola Superior do MPPR, participa com o artigo “Inteligência Artificial na Investigação Criminal: Eficiência e os Limites das Garantias Fundamentais”, no qual discute os impactos do uso da tecnologia nas investigações criminais e os limites impostos pela proteção de direitos fundamentais.

Fernando Augusto Sormani Barbugiani contribui com o texto “Prova Sintética no Tribunal do Júri: Limites Éticos e Legais da Inteligência Artificial Generativa no Processo Penal Brasileiro”, trazendo reflexões sobre os desafios éticos e jurídicos relacionados ao uso de ferramentas de IA no âmbito do processo penal.

A publicação também conta com artigo do Diretor de Inovação e Tecnologia da APMP, Gladyson Sadao Ishioka, intitulado “A Próxima Fronteira da Eficiência: A Integração Sistêmica da Inteligência Artificial aos Ambientes Virtuais de Trabalho do Ministério Público”.

Já o Diretor de Patrimônio e de Inovação e Tecnologia da APMP, Marcos José Porto Soares, assina o artigo “A Defesa dos Direitos Coletivos na Era dos Algoritmos”, abordando os impactos das novas tecnologias na tutela coletiva e nos mecanismos de proteção de direitos. 

Sobre a obra 
A publicação propõe uma reflexão sobre os impactos da inteligência artificial no sistema de Justiça e nas instituições públicas, reunindo debates sobre decisões algorítmicas, automação, garantias fundamentais, segurança pública e transformação digital no Ministério Público e no Poder Judiciário.

De acordo com a sinopse, a trajetória da inteligência artificial pode ser compreendida como a tentativa de desenvolver máquinas capazes de reproduzir ou modelar processos cognitivos humanos. A obra também discute os desafios éticos e jurídicos decorrentes da ampliação do uso de sistemas automatizados nas relações sociais e institucionais, além das transformações provocadas pelas novas tecnologias no cotidiano da Justiça.

O evento é aberto ao público, e os exemplares poderão ser adquiridos no local ou no site da editora. Clique aqui e confira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.