Escola Superior do MPPR promove Oficina “Investigação financeira: estratégias, ferramentas e protocolos”

Evento será virtual, nesta quarta-feira (30/06)
28 de junho de 2021 > Desenvolvimento Acadêmico, Gerais

Na próxima quarta-feira, 30 de junho, das 9h às 12h, a Escola Superior do Ministério Público do Paraná (ESMP) realizará uma oficina virtual sobre investigação financeira exclusiva para membros do MPPR. A atividade será ministrada pelo associado Renato de Lima Castro, Promotor de Justiça, e pelo Assessor Jurídico Wesley Pereira Viruel

O evento ocorre em parceria com o Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (GEPATRIA), de Londrina, e é voltado, especialmente, a Promotores de Justiça de entrância inicial e intermediária, com 3 a 8 anos de carreira. Lembrando que todos os membros do MPPR podem participar. 

Sobre a oficina: 

Por intermédio da investigação financeira, permite-se ao investigador identificar eventuais enriquecimentos ilícitos dos agentes públicos e terceiros, assim como constatar a utilização de interpostas pessoas (“laranjas”), para ocultação ou dissimulação da origem de bens provenientes de crimes antecedentes (lavagem ativos).  

Durante a oficina, serão abordados pontos práticos que envolvem a persecução de atos de corrupção, em especial sobre o enfoque da investigação financeira, expondo estratégias, ferramentas e protocolos utilizados pelo GEPATRIA – Londrina. 

Sobre os palestrantes 

Renato de Lima Castro é Promotor de Justiça no MPPR e Coordenador do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (GEPATRIA) de Londrina. Mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá. Autor de livros e artigos científicos sobre improbidade administrativa e lavagem de dinheiro. Ex-procurador do Estado do Paraná. 

Wesley Pereira Viruel é Assessor de Promotor de Justiça no GEPATRIA – Londrina. Pós-Graduado pela FEMPAR em Direito Administrativo, pela Universidade Estadual de Londrina em Direito e Processo Penal e em Direito Contemporâneo pelo Centro de Estudos Jurídicos Luiz Carlos. 

Serviço 

Oficina virtual: Investigação financeira: estratégias, ferramentas e protocolos 
Data: 30/06/2021 
Horário: das 9h às 12h. 

Inscreva-se aqui e participe! 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.