Presidente Symara Motter fala sobre participação feminina nos cargos de justiça no podcast Julgados e Comentados

Programa é uma realização da Escola Superior do MPPR
28 de fevereiro de 2024 > Desenvolvimento Acadêmico, Diretoria

Está no ar a edição de número 109 no Podcast “Julgados e Comentados”, que contou com a presença da presidente da APMP, Symara Motter. O tema do episódio foi a “Participação Feminina nos Cargos de Justiça”. Clique aqui para ouvir. 

Durante o programa, Symara Motter foi entrevistada pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora da Escola Superior do MPPR, Samia Saad Gallotti Bonavides. Por mais de 40 minutos, ambas discutiram e refletiram sobre aspectos relacionados à participação feminina no sistema de justiça. 

Alguns pontos debatidos foram os avanços nas discussões sobre gênero no Ministério Público, além da histórica baixa representatividade feminina em posições de poder na instituição. 

É inegável o avanço no tratamento das questões de gênero das condições femininas no âmbito do Ministério Público brasileiro, especialmente em razão de normativas recentes do CNMP, fruto de um trabalho incessante de conscientização e sensibilização dos movimentos feministas e coletivos do Ministério Público, das comissões de mulheres e das diretorias de mulheres existentes em várias Associações estaduais”, disse Motter. 

“Porém, ficou demonstrada na Pesquisa Cenários de Gênero de 2018, realizada pelo CNMP, a baixa representatividade feminina nas posições de poder político e decisórios da instituição, apesar de um número muito mais equilibrado na base”, completou a presidente, durante o podcast. 

Escute agora 

Para acompanhar o podcast na íntegra pelo spotify clique aqui. Você pode também acompanhar o programa pelo site da escola superior do MPPR. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.