Sede de Curitiba da APMP recebe iluminação para chamar atenção para o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio 

Pela primeira vez APMP realiza ação no Setembro Amarelo
30 de setembro de 2022 > Comunicação, Gerais

Quem tem passado no período da noite em frente à sede de Curitiba da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) pode perceber que a fachada da entidade está iluminada na cor amarela. A ação é para chamar a atenção da sociedade para a campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Esta é a primeira vez que a APMP realiza esta ação para o Setembro Amarelo.

Além de toda a fachada externa, a APMP também iluminou a recepção do segundo andar da sede de Curitiba. 

As campanhas de conscientização permanecerão nos próximos meses. Em breve iniciará o Outubro Rosa, com a campanha relativa à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em novembro será a vez do Novembro Azul, voltado para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de câncer de próstata.

Setembro amarelo - Mês de prevenção ao suicídio 

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

As campanhas de prevenção ao suicídio ocorrem durante todo o ano e o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Buscando aumentar a visibilidade do tema, desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), colocaram no calendário nacional a campanha mundial de Setembro Amarelo.

Atualmente o suicídio é tratado como um importante problema de saúde pública, já que é causa de morte de milhares de pessoas por ano, superando doenças como HIV, malária ou câncer de mama, por exemplo.

Você pode obter mais informações no site https://www.setembroamarelo.com/ idealizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. 

Com informações: ABP 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.