Livros

Livros

Ulisses - Um Estudo

Autor: Abdon Franklin de Meiroz Grilo

R$ 173,00
  • O livro apresenta uma pequena biografia de James Joyce; publicações usadas; resumo; personagens; alguns temas, motivos e símbolos e, a seguir, resenha com análise da obra.

    À resenha seguem-se, para cada episódio, colação entre a canção do poema homérico Odisseia e o episódio correspondente de Ulisses, com notas de apoio à leitura do texto.

    Joyce começou a escrever Ulisses em 1914. Quando a I Guerra Mundial começou, ele se mudou com sua família para Zurique, na Suíça, onde continuou o trabalho na obra. Em Zurique a situação financeira de Joyce finalmente melhorou, assim como seu talento atraiu vários clientes ricos, incluindo Harriet Shaw Weaver.

    Retrato do Artista Quando Jovem foi publicado em forma de livro em 1916, e, logo depois, em 1918, uma obra menor - Exilados. Também em 1918, os primeiros episódios de Ulisses foram publicados em forma de série em The Little Review.

    Em 1919, Joyce e família se mudaram para Paris, quando Ulisses foi publicado em forma de livro em 1922. Em 1923, com sua visão diminuindo rapidamente, Joyce começou a trabalhar sobre o que se tornou Finnegans Wake, publicado em 1939. Joyce morreu em 1941.

    Joyce primeiro concebeu Ulisses como um conto para ser incluído no Dublinenses, mas decidiu publicá-lo na forma de uma longa novela, como se fora uma espécie de sequela de Retrato do Artista Quando Jovem.

    Ulisses prossegue a vida de Stephen Dedalus de um ano depois, após o Retrato. O romance apresenta dois novos personagens principais - Leopold e Molly Bloom, e acontece em um único dia, 16 de junho de 1904, em Dublin.

    Em Ulisses, o autor se esforça para alcançar uma espécie de realismo ao contrário do que qualquer romance anterior, tornando os pensamentos e ações de seus personagens principais, tanto trivial e significativamente, em uma forma dispersa e fragmentada semelhante à maneira como os pensamentos, percepções e memórias realmente aparecem em nossas mentes.

    Em Dublinenses, Joyce tentara dar às suas histórias um senso de realismo, incorporando pessoas reais e lugares também verdadeiros para eles. Persegue a mesma estratégia, mas em grande escala, em Ulisses.

    Ao mesmo tempo que Ulisses é um romance realista, também funciona em um nível mítico, por meio de uma série de paralelos com a Odisseia. Stephen, Bloom e Molly correspondem, respectivamente, a Telêmaco, Odisseu e Penélope, e cada um dos dezoito episódios do romance corresponde a um canto da Odisseia.

    Ulisses tornou-se particularmente famoso por inovações estilísticas de Joyce.

    No Retrato do Artista quando Jovem, Joyce fez sua primeira tentativa da técnica do monólogo interior ou fluxo de consciência. Ele também experimentou com a mudança de estilo de a voz narrativa no Retrato do Artista quando Jovem, consoante ter Stephen amadurecido.

    Em Ulisses, Joyce usa monólogo interior extensivamente, e em vez de empregar uma voz narrativa, O autor muda radicalmente estilo da técnica a cada novo episódio da novela. 
     

  • Abdon Franflin de Meiroz Grilo nasceu em Natal/RN e se graduou em Medicina no Recife/PE. Além de médico, foi militar. No exercício desta última atividade, residiu em sete cidades. Ao se aposentar, se fixou em Santa Maria/RS, onde viveu por dois anos nos anos 80. Na cidade, além de cultivar amizades e ter encontrado sua companheira Anisia, voltou a frequentar a universidade, licenciando-se em Filosofia e cursando História e Teologia. Apreciador da literatura desde a infância, na adolescência entrou em contato com a obra de James Joyce. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.