ELEIÇÃO PGJ - APMP e CONAMP oficializam pedido para que governador escolha o nome mais votado da lista tríplice

Ofício foi protocolado nesta segunda-feira (11)
11 de março de 2024 > Acompanhamento Legislativo, Assuntos Institucionais, Diretoria

A Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e a Associação Nacional de Membros do Ministério Público (CONAMP) protocolaram nesta segunda-feira (11) ofício junto ao Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, solicitando que seja nomeado o candidato mais votado da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. 

No documento, as instituições destacam que o pedido está em consonância com a própria missão constitucional do Ministério Público de guardião do regime democrático. “As entidades representativas de classe têm assumido historicamente o compromisso de defender a escolha do candidato mais votado nas eleições para a composição da lista tríplice”. 

Ainda, as entidades de classe ressaltam a legitimidade constitucional que o chefe do poder executivo possui para escolher qualquer um dos nomes da lista tríplice, mas demonstram confiança na firmeza das convicções democráticas do governador, afirmadas ao longo de toda a sua vida pública. 

Prezando pela absoluta impessoalidade e isenção no processo democrático, APMP e CONAMP realizaram o protocolo junto ao executivo antes mesmo da realização do debate entre os candidatos.  

Pleiteiam o cargo, por ordem de protocolo, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, Leonir Batisti, Ivonei Sfoggia, Aysha Sella Claro de Oliveira, Francisco Zanicotti, Mauro Sérgio Rocha e Fuad Chafic Abi Faraj.   

Assinam o ofício, a presidente da APMP, Symara Motter, e o presidente da CONAMP, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.