APMP realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2021

Em formato híbrido, presencial limitado e virtual, Diretoria apresentou resultados do 2º semestre de 2020
2 de fevereiro de 2021 > Acompanhamento Legislativo, Aposentados, Assuntos Institucionais, Comunicação, Convênios, Defesa de Prerrogativas, Desenvolvimento Acadêmico, Diretoria, Esportes e Lazer, Eventos Culturais, Grupos de Estudos, Inovação e Tecnologia, Mútua, Pensionistas, PROMED, Social e turismo

Na última sexta-feira, 29 de janeiro, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da APMP, a partir das 18h15, em 2ª convocação. Em razão da pandemia da COVID-19, o formato do encontro foi híbrido, com participação presencial limitada e transmissão on-line (assista aqui).

O Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, iniciou a Assembleia saudando os associados e cumprimentando de modo especial todos os integrantes da Diretoria da Associação, das Diretorias Operacionais, do Conselho Fiscal e da Diretoria da PROMED, que acompanhavam ou presencialmente ou on-line via APP Zoom ou pelo site da APMP.

Adentrando na pauta de discussão, o primeiro tema abordado foi a aprovação da Ata da Assembleia Geral Ordinária do dia 31 de julho de 2020.

Na sequência, foram prestadas as contas da APMP, PROMED e Mútua, relativas ao 2º semestre de 2020.  Na ocasião, o Presidente do Conselho Fiscal, Fernando de Paula Xavier Junior, apresentou as planilhas com os resultados da APMP e falou sobre a nova metodologia de análise das contas implementada pelo Conselho Fiscal, que agora são submetidas mensalmente aos conselheiros fiscais e aprovadas a cada trimestre, permitindo uma análise mais detalhada e uma maior capacidade de reorganização de despesas e receitas da APMP.

Já a apresentação das contas da Mútua foi realizada pelo Diretor Operacional da Mútua, Márcio Teixeira dos Santos, que informou sobre a saúde financeira do Órgão, que encontra-se positiva e confortável. Márcio destacou que essa tranquilidade financeira também se deve pela reforma do Regulamento da Mútua, realizada em outubro de 2020, que implantou o Fundo de Contingência e vem possibilitando o fortalecimento das contas do órgão de forma suave, gradativa e segura.

Encerrando o segundo item da pauta, o Diretor Executivo da PROMED, Willian Buchmann, e o Diretor de Planejamento, José Américo Penteado de Carvalho, realizaram a apresentação das contas do Plano de Saúde que encerrou o ano de 2020 com um superávit positivo. José Américo destacou os pontos que possibilitaram esse importante resultado, como a diminuição da sinistralidade e a estrutura compacta com despesas administrativas compatíveis.

Ainda sobre a PROMED, foram abordados alguns pontos do plano anual que está em andamento (atendimento emergencial e pré-hospitalar no interior do Paraná e revisão do regulamento) e sobre o trabalho de comunicação que foi aprimorado no 2º semestre de 2020; além dos projetos para o ano de 2021, como a vacinação contra a gripe H1N1 e informações sobre a COVID-19, destacando as medidas que vêm sendo adotadas e serão ainda realizadas pelo Plano de Saúde.

Dando continuidade a pauta do encontro, o Presidente da APMP informou sobre o andamento do processo de Revisão do Estatuto da Associação, que em breve será aprovado pela Diretoria da APMP e, logo na sequência, será apresentado aos associados para o amplo debate. Nesta esfera, André salientou que nosso estatuto tem singularidades que dizem respeito à história da Associação e que é importante ter o equilíbrio neste momento. “Vamos promover mudanças, modernizar, do ponto de vista de gestão vamos torná-lo mais eficiente, mas sem descurar da nossa história”, afirmou.

O próximo item apresentado foi sobre a Gestão Administrativa e Financeira da APMP e temas institucionais. André Glitz enfatizou que a reorganização administrativa da Associação está sendo muito significativa e salientou as seguintes mudanças: padronização das contas; implantação do portal transparência no nosso novo site, contendo as contas da APMP e MÚTUA; revisão do quadro pessoal, com a racionalização das atividades e gastos com funcionários; e setorização dos departamentos da APMP. Glitz ressaltou que toda essa reorganização está sendo realizada tendo o cuidado para que não seja impactada a qualidade na prestação de serviços aos associados.

Nos temas institucionais, o Presidente da APMP tratou sobre a Previdência Complementar Estadual, quando comentou que talvez esse assunto foi o mais desafiador na atuação durante o 2º semestre de 2020. Ademais, tratou sobre a Reforma Administrativa, sobre o Extrateto e atuação da APMP na Comissão Legislativa da CONAMP. Encerrando essa pauta, André expôs sobre a agenda “Proteção às mulheres, defesa das vítimas e enfrentamento ao crime” encaminhada no final de 2020 pela referida comissão.

O último assunto da Assembleia foi a apresentação das atividades realizadas pelas Diretorias Operacionais da APMP. Neste momento, os Diretores puderam explanar brevemente sobre o extenso trabalho realizado no 2º semestre de 2020, prol dos associados, e apresentar as iniciativas programadas para este 1º semestre de 2021.

O Presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, em diversos momentos, enalteceu o brilhante trabalho de todos os Diretores Operacionais. Glitz fez uma analogia e afirmou que essas Diretorias são como pequenos motores, que fazem a APMP trabalhar, a continuar. Destacou também que todas essas atividades desenvolvidas em prol dos associados, é fruto de um trabalho voluntário, uma vez que todos os Diretores Operacionais encontram-se no pleno exercício de suas funções ministeriais.

Para encerrar a AGO, após 3 horas de encontro, André deixou registrado que considera um privilégio estar à frente da Associação acompanhado de tantos colegas que vivem a Associação no seu dia a dia e que se entregam à Entidade de Classe. Acrescentou falando da motivação de toda essa entrega: “Nós fazemos isso porque acreditamos na necessidade de fortalecimento desse espaço e por reconhecermos que se o Ministério Público é o que é hoje, deve-se muito ao associativismo, ao trabalho das Associações”.

O 1º Vice-Presidente, Miguel Jorge Sogaiar, em sua fala demonstrou o orgulho que sente em fazer parte da história da Associação, mas em especial, sente ainda mais honrado em integrar esta gestão, que fez tanto em tão pouco tempo de atividade presencial, em razão da pandemia da COVID-19. “Todo esse trabalho demonstra o comprometimento e a dedicação de cada um de nossa diretoria para bem servir ao associado”, finalizou.

A 2ª Vice-Presidente, Nayani Kelly Garcia, além de enaltecer o trabalho de excelência das Diretorias Operacionais, fez um marcante agradecimento aos associados: “Quero agradecer aos nossos associados, pois a Associação é feita da gente. Se vocês não tivessem acolhendo esta diretoria, participando dos eventos, participando dos Grupos de Estudos, esta Diretoria não teria a força que hoje tem. Então, meu agradecimento a todos nós, que somos associados, pensionistas, aposentados, ativos”.

Confira aqui todas as fotos da AGO.