APMP realizou Assembleia Geral Ordinária no final de julho (29)

Veja como foi
4 de agosto de 2022 > Assuntos Institucionais, Defesa de Prerrogativas, Diretoria, Mútua, Pensionistas, PROMED

No dia 29/07, a APMP realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) no formato híbrido (presencial e on-line). Assista aqui.

Ao iniciar a AGO, o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, cumprimentou os Diretores presentes na mesa, assim como os Diretores presentes de forma virtual, além de todos os associados e associadas.

No primeiro momento da Assembleia, o presidente da APMP trouxe o item I da AGO, referente à ata da AGO realizada em 28/01/2022, que foi aprovada por unanimidade. Já o item II referiu-se à prestação de contas da APMP, Mútua e PROMED (relacionados ao 1º semestre de 2022).

Para comentar sobre a prestação de contas da APMP e da Mútua, o presidente do Conselho Fiscal, Fernando de Paula Xavier Junior, fez o uso da palavra. Em seguida, André Glitz aproveitou para ressaltar a economia que a Associação tem buscado fazer: “Nestes três anos de gestão, nós conseguimos, graças à dedicação e empenho dos colegas e associados que formam o Conselho Fiscal, dar um salto significativo e hoje chegamos em um nível granular de análise das contas”. Com isso, as contas da APMP e da Mútua foram aprovadas.

Em continuidade à prestação de contas, a Diretora de Relações Públicas da PROMED, Nicole Pilagallo da Silva Mader Gonçalves, apresentou o que foi realizado pelo Plano de Saúde na primeira metade do ano de 2022. “Há uma preocupação grande de toda a equipe e do Conselho Diretor da PROMED para que o Plano mantenha a qualidade, o diferencial e a sua saúde financeira”. Finalizou Nicole. Por fim, as contas da PROMED também foram aprovadas.

O item III da Assembleia se concentrou nas atualizações da atuação da Diretoria da Associação. O presidente da APMP, ao falar sobre os assuntos institucionais, lembrou que todos os requerimentos são atualizados constantemente no site da Associação, no espaço da Área do Associado. Além disso, André Glitz reforçou sobre o Diretoria em Ação, informativo semanal enviado exclusivamente pela lista de transmissão do Whats APMP, que sempre comunica as principais ações de interesse dos associados.

Além disso, André celebrou a notícia de que as pensionistas receberão o valor do auxílio saúde: “Depois de quase 2 anos de luta, um trabalho que passou por Brasília, pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que nós trouxemos para a administração superior do Ministério Público do Paraná, que contou com o acolhimento da administração superior do MPPR, que foi aprovado pelo Colégio de procuradores do MPPR, e vai ser implementado nas próximas semanas. Fico até emocionado, porque é um direito reconhecido para aqueles associados e associadas que hoje mais precisam, do ponto de vista financeiro, desse apoio. E isso, na verdade, trata-se de um direito que lhes confere dignidade e igualdade de tratamento aos outros associados da nossa entidade de classe”. Acesse aqui todas as informações a respeito deste tema.

As atividades realizadas pelas Diretorias Operacionais foram relatadas, de forma resumida. Fernando da Silva Mattos, 1º Secretário da APMP e Diretor de Defesa de Prerrogativas, comentou sobre a sua Diretoria: “Atuamos no âmbito local e nacional. Também atuamos em relação a manifestações públicas que visam atacar os membros do Ministério Público, seja por intermédio de redes sociais, da imprensa, ou até mesmo de declarações dos parlamentos. Enfim, há uma gama de situações que ocorrem e exigem uma atuação por parte da Diretoria de Defesa de Prerrogativas”.

Fernando Mattos felicitou sobre uma novidade da Diretoria: “Importante registrar também uma entrega, que foi um compromisso firmado pela Diretoria da APMP já no início da gestão, que foi de desenvolver um regulamento para a atuação da Diretoria, estabelecendo critérios objetivos para os atendimentos e com o propósito de tornar permanente essa política associativa, a fim de manter esse olhar preocupado e atento a essa temática tão relevante”. O regulamento foi divulgado no mês de abril de 2022. Confira aqui mais detalhes e leia o documento na íntegra. Vale ressaltar que o regulamento assegura o direito do atendimento ao associado e à associada, observados os critérios definidos no documento.

Por fim, André Glitz continuou com a pauta sobre as atualizações e falou sobre a gestão patrimonial da Associação. Uma das inovações da gestão é a busca por uma maior economia nas contas, com a construção da Usina Fotovoltaica na sede de Umuarama. “Com a Usina, nós teremos uma redução de gastos com energia elétrica, na ordem de 50%, imediatamente. Com uma projeção de ampliação a fim de que a Associação possa ser, no futuro, 100% energeticamente autossustentável. Esse é um legado para o futuro da nossa entidade de classe”. Celebrou o presidente da APMP.

Além disso, André Glitz ressaltou que existe um outro investimento patrimonial significativo em andamento: a construção de um moderno espaço gourmet na antiga sala de reuniões da sede administrativa da APMP. Será um espaço para que possa ser utilizado de maneira integrada com os demais ambientes da Associação, com a quadra de esportes, por exemplo. A obra também possui um anexo para uma nova brinquedoteca.

Por fim, André Glitz encaminhou o item IV da pauta: o novo Estatuto da APMP. Após um detalhado estudo e revisão do documento, foi apresentada uma proposta de modernização e atualização do Estatuto. “São mudanças significativas, mas que trazem, para a gestão da Associação, um caráter de modernidade importantíssimo. Nós precisamos ser mais eficientes em relação à nossa gestão e o Estatuto é atualizado nesse sentido. Há mudanças na estrutura da Diretoria da Associação e, por conta disso, o Estatuto será disponibilizado como proposta, para que nós possamos discutir, acolher sugestões e ideias de todo o nosso quadro associativo”. A proposta já está disponível no site da APMP, clique aqui para ler a minuta do novo estatuto, além do cronograma completo.

Nos encaminhamentos finais, Miguel Jorge Sogaiar, 1º Vice-Presidente da APMP, elogiou a atuação da Diretoria da Associação: “Como estou feliz e orgulhoso de integrar essa Diretoria. Quero também ressaltar e elogiar todos os Diretores e todos os que compõem os departamentos da nossa APMP. Digo isso porque está muito evidente que nós só temos que nos orgulhar da nossa entidade de classe. Agora, no Colégio de Procuradores, eu tive a certeza de que a APMP, com muita responsabilidade, está sempre pensando, de forma integrada com a Procuradoria Geral, para alcançar os objetivos e aprovar os requerimentos, atendendo aos anseios da classe. Isso me deixa muito satisfeito e realizado”.

Nayani Kelly Garcia, 2ª Vice-Presidente da APMP: “É uma honra participar dessa Diretoria, a Associação é uma segunda casa para mim. Temos uma prestação de serviço ao associado que ultrapassa a simples questão social, temos diversas Diretorias, sedes, a PROMED, ou seja, uma série de serviços que só contribui para o nosso bem-estar e qualidade de vida”.

Ao finalizar a Assembleia, Milton Riquelme de Macedo, decano do MP, procurador de Justiça e ex-presidente da APMP, comentou: “Quando o André sentiu aquela emoção, em que falou da conquista da garantia destinada às pensionistas, eu me emocionei muitas vezes, cada conquista que nós conseguíamos era sempre acompanhada com emoção. Aqui vou cumprimentá-lo pela gestão, assim como toda a Diretoria, e os frutos estão aí. Hoje o André, integrante da Diretoria da CONAMP, é considerado uma grande revelação. Chegou na CONAMP há 2 anos e hoje é um dos líderes do nosso colegiado lá, pela inteligência e pelo valor do seu trabalho, conquistou um espaço em que o Paraná é sempre ouvido”.

Também participaram da Assembleia, de forma virtual, Alexey Choi Caruncho, 1º Tesoureiro da APMP; Leandra Flores, 2ª Tesoureira da APMP; e Simone Lúcia Lorens, Diretoria de Defesa de Prerrogativas da APMP, além dos demais associados e associadas.

Veja aqui as fotos da AGO.