Congresso Estadual reúne mais de 300 associados em Foz do Iguaçu

Programação contou com mais de 20 horas de programação científica, além de eventos sociais e esportivos
21 de março de 2023 > Congresso Estadual do MP, Desenvolvimento Acadêmico, Diretoria

O Congresso Estadual do Ministério Público do Paraná de 2023 entrou para a história, como um dos maiores eventos já realizados entre promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça do estado do Paraná. O congresso contou com mais de 20 horas de programação científica e recebeu mais de 300 congressistas. 

Realizado em Foz do Iguaçu, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, de 16 a 19 de março, o evento foi organizado pela Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e pela Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR). Ao final de toda a programação, o presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, fez questão de enaltecer a dedicação das pessoas que contribuíram para a realização do congresso e celebrou a grande presença dos colegas de MPPR. “Foi um grande evento, que só aconteceu graças a dedicação de todos, dos responsáveis pela organização, dos funcionários da APMP, do MPPR e da FEMPAR. Além disso, agradecemos aos colegas que se preparam para ser os nossos facilitadores e deram grande contribuição”, disse Glitz. 

O presidente da APMP destacou que o congresso abordou discussões importantes para o momento atual do MPPR e promoveu uma integração especial entre os colegas de instituição. 

“Discutimos temas contemporâneos, para que possamos atuar junto a uma sociedade pós-moderna, tecnológica, veloz e bem-informada. O Ministério Público precisar estar atento às transformações que ocorrem em altíssima velocidade na sociedade brasileira, a quem ele deve sempre prestar contas e sempre se preocupar em defender. Pudemos constatar ainda encontros e reencontros, após um longo período sem o congresso estadual, em um ambiente de confraternização e muita alegria”, completou André Glitz. 

O procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, também celebrou essa reunião presencial de membros do MPPR. “Nesse encontro tivemos a oportunidade de refletir muito sobre como podemos interferir cada vez mais positivamente na realidade social e cumprir aquilo que está prometido na carta constitucional, que é contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais livre, justa e solidária”, apontou Giacoia. 

Confira como foi a programação científica 

Foram três dias de programação científica, divididos em quatro períodos. Na quinta à noite, após a solenidade de abertura, ocorreu a Palestra Magna. Na sexta-feira, tanto pela manhã quanto pela tarde, o dia foi movimentado com palestras e salas temáticas de discussões. 

Já no sábado pela manhã, após o momento associativo institucional, uma palestra e outras três salas temáticas encerram a programação científica. Relembre como foi. 

16/03 
Solenidade de abertura + Palestra Magna - Flávia Piovesan (Clique aqui e veja como foi) 

17/03 (manhã) 
Palestra 01 – Emerson Garcia+ Salas temáticas (Clique aqui e veja como foi) 

17/03 (tarde) 
Palestra 02 - Antônio Henrique Graciano Suxberger + Salas temáticas (Clique aqui e veja como foi)

18/03  
Momento associativo institucional (Clique aqui e veja como foi) 
Palestra 03 + Salas temáticas (Clique aqui e veja como foi) 

Eventos sociais e esportivos completaram a programação 

Além da robusta programação científica, o Congresso Estadual contou com momentos de confraternização e lazer. Foram três eventos sociais: jantar de abertura, almoço de confraternização e festa de encerramento. A festividade de encerramento, realizada no sábado à noite, reuniu mais de 700 pessoas e contou com um show exclusivo do Monobloco, que transformou o salão Ballroom Bourbon do hotel em uma verdadeira micareta. 

E para quem não gosta de ficar sem praticar esporte, no sábado à tarde a coordenação de esportes da APMP jogos recreativos beach tennis, na própria estrutura do Hotel Bourbon.

Fala Congressista 


“Foi uma ótima oportunidade de repensarmos a atuação do Ministério Público. A comissão científica foi muito feliz na escolha dos temas e também dos palestrantes, que eram altamente qualificados. A existência também de salas temáticas permitiu o debate, a troca de experiências e reflexões, tão importantes para a nossa atuação institucional. Ressalto ainda a organização que foi de alto nível.” 

Nome: Raquel Juliana Fulle  
Função: promotora de Justiça 
Tempo de MP: 20 anos  

 


“Foi inspirador. A programação científica foi muito rica. Os palestrantes trouxeram assuntos atualizados, gerando muita reflexão. A troca entre os colegas e a oportunidade de estarmos reunidos também foi especial, poder estar até com colegas que já eram inspirações antes de entrarmos na carreira também foi muito positivo.” 

Nome: Barbara Garla Stegmann 
Função: promotora de Justiça 
Tempo de MP: 06 meses 
 

 


“O Congresso teve um nível de excelência, que representa o nível de organização da APMP, da Procuradoria-Geral e também da FEMPAR. Tivemos um momento de reflexão em que o MP, por meio de seus membros, pôde se revisitar e se redescobrir, com o objetivo de que a instituição siga atuando em nível de eficiência e excelência.” 

Nome: André Luiz Querino Coelho 
Função: promotor de Justiça 
Tempo de MP: 09 anos 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.